[Azure] Exceeding Approved cores Quota

Falla Turma,

Recentemente estava criando um cluster AKS (Azure Kubernetes Services) para realizar o deploy do Big Data Clusters e tomei um erro estranho.

Esse bichão ai:

Lendo o erro, observei o seguinte: “Operation could not be completed as it results is in exceeding approved stantardESv3Family cores quota
Ou seja, na minha subscription não tinha a quantidade de core (vCPU) habilitado para a família de maquina StandardESv3.

Foi ai que pensei, uai, mas nunca tomei esse erro antes, porque isso aconteceu?
Pesquisando encontrei que quando criamos conta no Azure, é concedido um numero de vCPUs para sua conta, esse limite é por família de VMs, região e subscription, esse limite é denominado como Soft Limits ou Resource Quota.

Como eu nunca tinha tentando utilizar muitos servidores da Família ESv3 ao mesmo tempo, não tinha percebido esse limite ainda.

Como Resolver ?

Para aumentar a sua cota (quota) de vCPUs ou qualquer outro Soft Limits é muito simples, é via “chamado”… mas calma, não precisa falar com Indiano ou ficar horas no telefone (rsrs).. é muito mais simples e rápido, afinal estamos falando de qualidade Microsoft 🙂

Basta seguir esse guia e ser feliz 🙂

Conectado no seu portal Azure, procure por “Help + Support”:

Clique em “New Support Request”

Na nova janela, escolha o tipo, no nosso caso é “Service and Subscription limits (quota)”

Indique a sua Subscription.
Cuidado caso você tenha mais que uma.

Seguindo, no campo Quota Type pesquise por Compute-VM (core-vCPUs)

Clicando em Next, na próxima etapa vamos escolher em quais regiões queremos fazer as alterações da conta vCPU. No exemplo eu selecionei duas regiões aleatórias, mas você pode escolher outras.
Lembre-se, que a escolha da região impacta no projeto, como custo, disponibilidade (Zonas de Disponibilidades).

Feito a escolha das regiões, agora é só escolher a familia de VM e incluir a quantidade quotas que deseja alterar.

Por exemplo, de 10 para 48…

Feito isso é só dar um Next e pronto. Seu chamado foi criado e será atendido por um Engenheiro da Microsoft, dentro do SLA indicado.

No meu caso, aproveitei o mesmo chamado para solicitar alteração em diversas famílias de maquinas e regiões, já visando testes e estudos futuros.

Fiquei surpreso com a rapidez, de 6 solicitações, 5 foram atendidas em menos 3 minutos, abri o chamado e logo depois recebi uma resposta de aprovação. Somente uma família (NCSv3) demorou um pouco mais, creio que seja devido a quantidade que solicitei, mas, 4 horas depois foi aprovado e agora posso subir meu cluster AKS com até 6 maquinas somando quase 80 vCPUs.

Espero que essa dica seja útil, eu levei uma madrugada para entender a origem do erro no AKS e porque isso estava acontecendo (rsrsrs), tentei resumir para vocês, já passando a causa do erro com a solução.

Se você tiver alguma duvida, comente aqui ou me envie por e-mail (luizh.rosario@gmail.com) que vamos conversando.

Garetti

Comente sobre isso: