Hello World SQL Server 2019

Fallaaa Guys…

O SQL Server 2019 foi anunciado no segundo semestre de 2018 e de lá para cá a versão CTP “preview já recebeu diversas atualizações importantes, muito em breve teremos a versão final do produto que promete muita inovação, quebras de paradigmas e principalmente, dar uma balançada no mercado de Big Data.

Não é de hoje que a Microsoft vem surpreendendo com suas aquisições e criações de novas features, que antes (talvez para o dba raiz) seria praticamente impossível um dia isso acontecer, quer um exemplo? SQL Server rodando no Linux (rsrs)… Quando isso foi lançado muitos falavam, “Não vai pegar“, “SQL não aguenta“… pois é, um tempo depois e já conheço ambientes de produção rodando nessa configuração.

Se observamos as atualizações nos últimos anos é possível notar que tudo foi muito bem planejado, tenho a impressão que lá no SQL 2014 a Microsoft já sabia muito bem como estaria posicionada no SQL Server 2019.

SQL Azure, Linux, Polybase, R, Python, Docker, CosmoDB… e agora o Big Data Cluster com Spark. PQP.. isso é fera demais !!!! O SQL já não é mais uma Engine de Banco de dados e sim, uma Plataforma de Dados.

É tanta novidade que fica até difícil de escrever em somente um post, então pesquisei e encontrei esse documento oficial que lista e explicada cada uma das atualizações… direto da fonte.


Só baixar o material e ser feliz… mergulhar de cabeça em cada novidade.

Se eu pudesse te dar um dica… diria para olhar com carinho o “Ecossistema Big Data Cluster“, que vai desde R, Python, Polybase, Spark e o Cluster em si. Acredito que isso será sucesso muito em breve e se você tiver conhecimento, certamente terá um destaque na sua empresa :).. é isso que estou apostando/estudando atualmente e será um prazer conversar sobre o assunto.

Aproveitando o Merchandising… nos próximos meses estarei em Brasília e Joinville no evento “SQL Saturday“, palestrando sobre SQL 2019 Big Data Cluster…. é uma boa oportunidade para aprendizado, a grade está recheada de palestras bacanas… Não perde tempo e da uma conferida lá:

– Brasília – 30/03/2019 – FREE
– Joinville – 06/04/2019 – FREE

Ahhhhh… já estava esquecendo, para quem quiser testar o SQL Server 2019… está disponível para Download.

Print (“Valeu e até o próximo post”)

Luiz Henrique Garetti

Comente sobre isso: