[News] Big Data Clusters no OpenShift

Fala Turma,

“Expanding SQL Server Big Data Clusters capabilities, now on Red Hat OpenShift”
https://cloudblogs.microsoft.com/sqlserver/2020/06/23/expanding-sql-server-big-data-clusters-capabilities-now-on-red-hat-openshift/

Foi com essa linda notícia que comecei o dia 🙂
Para quem é Microsoft raiz trabalhando com SQL Server desde a versão 2000, pensar que um dia faríamos deploy do SQL Server em plataforma baseada em Linux era quase “impossível” 🙂 Ainda bem que eu disse “quase” .

Desde que comecei a estudar o Big Data Clusters (em meados de janeiro/2019, ainda pelo programa ADP) fui surpreendido com muita quebra de paradigma, HDFS e Spark dentro do SQL, integração com Python, Notebooks, Shared Database entre outros. Basicamente o SQL Server hoje não é somente um banco de dados relacional e sim uma Plataforma de Dados unificando dados estruturados e não estruturados. Um grande exemplo disso é capacidade de escalabilidade e Virtualização de Dados (neste post tem mais sobre isso).

Microsoft libera nova preview do SQL Server 2019 denominada 2.3 ...

Além das várias possibilidades o modo de deploy vem aumentando, por exemplo, hoje já conseguimos fazer deploy em Linux sob Kubernetes e agora também em plataforma OpenShift.

Não conhece o OpenShift ainda? é basicamente uma família de softwares de contêineres desenvolvida pela Red Hat. Seu principal produto é a OpenShift Container Platform – uma plataforma local como um serviço criado em torno de contêineres Docker orquestrados e gerenciados pela Kubernetes em uma base do Red Hat Enterprise.
Para mais informações, de uma olhada no site oficial:
https://www.openshift.com/learn/what-is-openshift

OpenShift Marketecture

Com essa nova atualização do Big Data Clusters podemos explorar muitas possibilidades de Arquiteturas, principalmente pensando em MultiCloud e Big Data.

Estou preparando um post bacana sobre a instalação do Big Data Clusters no OpenShift, com um passo a passo bem detalhado.

Grande abraço e bons estudos.

Garetti

Comente sobre isso: