#YouSabia? – Big Data está impactando esportes

Que Big Data é uma buzzword não é novidade, a utilização de análise de dados para tomada de decisão também não, correto? Já parou para pensar, quais são os mercados que big data está impactando?


É comum pensarmos nos seguimentos Bancário, Seguros, Governo e até Militar… mas e no esporte? Sim, o esporte está se beneficiando muito com a análise de dados, seja de climas, estatísticas e telemetrias de seus atletas.
Vamos usar um exemplo perto de nós, já reparou nos jogadores do Brasileirão utilizando uma espécie de cinta na barriga? ou aquelas camisetas estranhas que mais parecem um sutiã? bem a grosso modo, aquilo são sensores que estão capitando todos os movimentos dos jogadores (tempo real) em campo, respiração, batimento cardíaco, velocidade, tempo de corrida, km percorrido e muito mais, tudo isso é utilizado posteriormente para análise dos atletas, desde a condição física até uma suposta fratura devido ao esforço muscular, dahora né?

Do “outro lado do campo” a captação de dados sobre os torcedores auxilia na estratégia de vendas de ingressos, produtos oficiais e muito mais. Da até para prever quando um determinado grupo de torcedor vão ao estádio ou não, qual tipo de alimento é mais vendido em determinado lugar do estádio, tipo de consumo por campeonato etc., é uma infinidade de análises e possibilidades de marketing.

Já ouviram falar do filme “MoneyBall”? Tem na Netflix (eu acho). Não vou dar spoiler rsrs… assistam, é muito interessante a abordagem do filme com a utilização de análise de dados.

#ficadica #YouSabia #Dataisbig

Print (“valeu e até o próximo post”)
Luiz Henrique Garetti

Comente sobre isso: